Unir tradição e inovação para construir a Poli do futuro
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Gestão 2025 - 2029
- Anna Reali (Diretora) & Gilberto Martha (Vice-Diretor) -
A Poli é muito mais que uma escola de Engenharia: é um motor de transformação tecnológica, social e ambiental. Nosso compromisso é liderar essas transformações com coragem, humildade e determinação, reconhecendo nossos desafios e construindo, juntos, as soluções.
Partimos do orgulho de nossa história e da missão da Escola Politécnica: formar engenheiros de excelência científica e técnica, capazes de inovar, empreender, pesquisar, difundir conhecimento e prestar serviços de alto impacto para a sociedade. Queremos honrar essa tradição, mas também reinventá-la, articulando a Poli de forma integrada e propositiva com a Universidade de São Paulo e com a sociedade.
Sabemos que os desafios são grandes: currículos que precisam se atualizar, estudantes que necessitam de apoio para reduzir a evasão, servidores técnico-administrativos sobrecarregados, prédios antigos que demandam renovação e processos que exigem mais agilidade e flexibilidade. Mas também sabemos que a força da Poli está em sua comunidade e em sua capacidade de se reinventar.
Nosso plano de gestão é um pacto coletivo para unir tradição e inovação, ciência e sociedade, excelência acadêmica e impacto real. Convidamos cada integrante da Poli a participar desta jornada, construindo juntos a Escola que queremos por meio de seis eixos fundamentais, interligados e igualmente importantes:
Pertencimento, acolhimento, respeito à diversidade e atenção à saúde mental. Fortalecer políticas de permanência estudantil e valorizar docentes e servidores técnico-administrativos.
Inovação, empreendedorismo e redes interunidades e interinstituições, com protagonismo nos grandes desafios do país.
Um campus renovado, sustentável, seguro, acessível, com ambientes de convivência acolhedores para toda a comunidade.
Desburocratizar e modernizar processos, diálogo constante, transparência e eficiência. Fortalecer a autonomia dos departamentos e plena integração com a Reitoria da USP.
Cursos, divulgação científica e iniciativas que aproximam a Poli das demandas sociais.
A Poli do futuro será inovadora, inclusiva, humana e resiliente. Uma escola estratégica para o país e conectada ao mundo, que forma engenheiros de excelência, preparados para enfrentar desafios globais e contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável.
Junte-se a nós nessa transformação!